Subscribe:

domingo, 27 de março de 2011

e-Mail sobre batom com chumbo - Falso



Abri a minha caixa de e-mail e lá estava um com o titulo: O batom da morte. 
No seu conteúdo tinha um ppt que dizia ter sido feito um estudo pela médica Elizabeth Ayoub que consistia em batons de marcas conhecidas como clinique, channel, boticário, avon, entre outras tinham no seu constituinte chumbo e que este causa o cancro. E também dizia que o chumbo era usado para fazer batons de maior fixação. Fiquei intrigada e fui pesquisar. Logo encontrei um artigo onde dizia que tudo não passava de uma mentira. E aqui vai:
De um blog encontrei:
1. «O chumbo é um metal pesado mas nenhum estudo conclusivo o aponta como causa de cancro. É um poluente acumulável, cuja excessiva exposição pode causar anemia, doenças renais, saturnismo (intoxicação por chumbo), mas não cancro.»

2. «O chumbo chegou a ser usado na composição de cosméticos, mas, actualmente, o seu uso é extremamente restrito. O acetato de chumbo é ainda usado em tinturas para cabelo, mas em quantidades permitidas por lei (0-20 partes por milhão-ppm).»

3. «Não é o chumbo que confere maior poder de fixação ao batom. Para um batom ter maior pode de fixação, deve ter na sua constituição um filme fixante de etilcelulose, óleos essenciais e etanol (o efeito é devido ao derivado de celulose).»

4. «O teste sugerido não funciona para a afirmação do boato, pois o ouro (existente no anel) não reage com chumbo. Portanto, mesmo que houvesse chumbo na composição do batom, não ocorreria qualquer alteração de coloração.»

5. «A médica Elizabeth Ayoub afirma que nada tem a ver com a suposta descoberta. Diz ela: (...) Não sei porquê ou como isto foi divulgado. Jamais escrevi tal artigo... ajudem-me neste desmentido.»



blog: http://www.gforum.tv/board/1736/371893/batom-com-chumbo-provoca-cancro.html
E lá diz que a fonte é do sapo.

No blogue da clinique portugal encontrei também:
"De tempos a tempos, circula um email no qual se afirma que os bâtons não são produtos seguros para a consumidora. Esta informação é falsa e não está fundamentada – trata-se de um boato típico de internet, através do qual se espalham facilmente informações incorrectas.

chumbo não faz parte da fórmula de nenhum bâton da marca Clinique. Para a marca, a qualidade e a segurança dos seus produtos são prioridades absolutas. Os consumidores podem ter a certeza de que os bâtons Clinique foram submetidos a rigorosos e prolongados testes e, por tal, são considerados totalmente seguros.

Informação Complementar: Uma vez que o chumbo está naturalmente presente no ar, na água e no solo, existem resíduos de chumbo até na comida e na água que bebemos. Consequentemente, podem existir vestígios residuais de chumbo em qualquer produto disponível para consumo, independentemente da sua natureza. Mesmo assim, a quantidade média de chumbo a que uma pessoa fica eventualmente exposta quando aplica um produto de higiene e conforto é centenas de vezes menor do que a quantidade a que fica exposta pelo simples acto de respirar, comer ou beber água."

No site da avon brasil diz:
"
Resposta

A Avon avalia a segurança toxicológica de todos os produtos comercializados, incluindo análise de níveis residuais de substâncias tóxicas nas matérias-primas. A companhia conta com uma área de especialistas em Toxicologia in vitro e in vivo, localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, nos Estados Unidos.

Em relação à mensagem “Cuidado com seu batom”, ou “Chumbo no Batom”, não há base científica que suporte a afirmação. Também não há base técnica para o teste sugerido, afirmando que o escurecimento do material evidencia a presença de chumbo.

Normalmente a presença residual de chumbo, eventualmente presente em pigmento, está na ordem de ppm (parte por milhão) e somente é possível de ser detectada por meio de instrumentação adequada (espectrometria de absorção atômica).

O Brasil possui regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria."

Por isso meninas acho que não têm de se preocupar, e e-mail para o lixo!
Temos de ter cuidado na credibilidade que damos a e-mails corrente.


Espero ter ajudado

1 comentário:

  1. Também já tinha ouvido falar sobre isso e já tinha lido imensos artigos a desmentir isso. Inventam tudo..
    ***

    ResponderEliminar