Subscribe:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vacina do Cancro do Colo do Útero - Vamo-nos proteger!


"Esta vacina visa prevenir o cancro do colo do útero e outras doenças provocadas pelo VPH. O cancro do colo do útero continua a ser a segunda causa mais comum de cancro (depois do cancro da mama) entre as mulheres jovens (15-44 anos) na Europa. Portugal regista a maior incidência da doença entre os restantes países da União Europeia: cerca de 17 casos por cada 100 mil habitantes, com 900 novos casos por ano. Todos os anos morrem mais de 300 mulheres em Portugal com este tipo de cancro.

As infecções por VPH são muito comuns, estimando-se que mais de 70% das pessoas com uma vida sexual activa contraiam pelo menos uma infecção deste tipo. A esmagadora maioria das infecções é controlada pelo nosso sistema imunitário e quase inofensiva, mas cerca de 20% tornam-se crónicas e podem originar cancro, sobretudo se associadas a outros factores, como os genéticos ou adquiridos, como o tabagismo.

Como se trata de uma doença silenciosa, o rastreio deste tipo de cancro é fundamental, uma vez que, quando detectado no início, o tratamento pode ter uma taxa de sucesso de 100%. Temos de apelar ao rastreio, à prevenção, para que o despiste da doença seja rápido, permitindo actuar com eficácia no sentido da cura. A tendência poderá ser invertida com a vacina contra o VPH, mas não podemos baixar os braços na prevenção secundária, na fase adulta da mulher, através do exame citológico do colo do útero.

A opção pela inclusão da vacina no Programa Nacional de Vacinação e pela prevenção primária surge com a descoberta de duas vacinas, uma contra os subtipos de VPH 6 e 11 e outra contra os 16 e 18. Os estudos realizados demonstram serem 100% eficazes na prevenção de lesões pré-cancerígenas e adenocarcinomas não invasivos do colo do útero."

in Portal da Saúde

Venho alertar para um assunto muito sério, mulheres todas sabemos que estamos sujeitas a este tipo de doenças, doenças terríveis que não só fazem sofrer, mas matam! Mais importante que beleza, é a nossa saúde, que por vezes, incluindo este caso está a um preço exorbitante (excepto para nascidas após 1992), mas que vale a pena se evitar tal terrível doença.
Sei que tem havido muita informação sobre o assunto, mas eu deparei-me com uma amiga que nem fazia ideia que tal coisa existia, então achei importante pesquisar sobre o assunto e colocar no blog este post.
Vamos salvar a nossa vida!

1 comentário:

  1. Pois, é uma vergonha ela ser vendida a esse preço - especialmente quando os especialistas dizem que todas as mulheres com menos de 26 anos a deviam levar. Infelizmente o nosso estado não providencia tanto como devia o que torna esta vacina inacessível para muita gente!

    Felizmente, já a levei!

    ResponderEliminar